Quinta das Lágrimas

Quinta das Lágrimas


Natureza, charme, história, elegância, experiências… é assim a essência da Quinta das Lágrimas, é assim que os proprietários a definem, um retiro de conforto num palácio do século XVIII restaurado em toda a sua grandiosidade.

A Quinta das Lágrimas entrou para a família dos atuais proprietários em 1730. Antes disso a Quinta tinha já pertencido à Universidade e a uma Ordem Religiosa. Atualmente a Quinta das Lágrimas acolhe um requintado hotel de charme, pertencente à cadeia Relais & Châteaux.

O palácio foi construído no século XVIII mas um incêndio ocorrido em 1879 obrigou a grandes obras de reconstrução, tanto no interior como no exterior. A casa apresenta assim uma arquitetura do século XIX, sofrendo as variadas influências que o então proprietário, Miguel Osório Cabral de Castro, foi captando nas suas várias viagens pela Europa.

O facto de este último senhor ter falecido sem deixar geração, levou a que a casa passasse para o seu sobrinho-neto, Dom Miguel Osório Cabral de Alarcão, sendo atualmente propriedade de seus netos.

Hoje o hotel é membro da cadeia Relais & Châteaux, que reúne os mais belos hotéis de charme e os melhores restaurantes do mundo. A cadeia assume-se em cinco princípios: Carácter, Charme, Calma, Cozinha e Cortesia.

Desta forma, para os proprietários, uma estadia na Quinta das Lágrimas é a ocasião para saborear a arte de bem viver, uma combinação de requinte e sedução, de tradição e personalidade.

No Hotel Quinta da Lágrimas não existe só um tipo de arquitetura. Para além do edifício do palácio, o hotel estendeu-se há pouco mais de um ano e deu lugar a um novo espaço, de design moderno e linhas direitas: o edifício Quatro Elementos. Unidos por um longo corredor, os dois edifícios completam-se e apresentam-se numa delicada harmonia entre o clássico e o moderno.

No seu todo, o hotel tem para oferecer 53 quartos (todos equipados com mini-bar, TV por Cabo e ar condicionado) em três ambientes distintos: os quartos do Palácio, os do Jardim e os do Spa.

Num total de treze quartos (oito com duas camas e cinco com cama de casal), os quartos do Palácio, que em tempos acolheram o Duque de Wellington e o Rei Dom Miguel, possuem o charme e romantismo do passado oferecendo uma estadia na história. No palácio encontram-se ainda quatro suites, três Suites Palácio e a Suite do Rei.

Os vinte e um quartos do Jardim (dezanove com duas camas e dois com cama de casal) oferecem a frescura do sereno jardim Botânico e a vista para o cenário dos amores de Pedro e Inês.

Na ala do Spa existem catorze quartos (com cama King Size) e uma suite, todos equipados com banheira de hidromassagem, possuem um design moderno e magníficas vistas sobre as matas da Quinta e sobre a cidade de Coimbra.

Os preços por quarto/noite variam entre os 116 e os 395 Euros em Época Baixa e entre 139 e os 395 Euros em Época Alta.

O palácio possui inúmeras salas e varandas que oferecem perfeitos retiros de leitura e uma biblioteca forrada a painéis de madeira exótica onde se encontram milhares de livros antigos.
No que respeita à restauração, no hotel podem encontrar-se dois restaurantes, o restaurante gourmet Arcadas da Capela possuidor de uma estrela Michelin, e o restaurante de cozinha latina Aqua, ambos liderados na gastronomia pelo Chefe Albano Lourenço.

Junto ao restaurante Arcadas da Capela, no edifício do palácio, existe o bar Questão Coimbrã e a adega do hotel onde se encontram armazenados cerca de 600 vinhos.

Para a realização de reuniões e afins, a Quinta das Lágrimas possui espaços que se adequam a diferentes necessidades. Todas as salas possuem ar condicionado, luz solar e o mais avançado equipamento audio-visual.

Assim no edifício do palácio encontram-se 4 salas: a Sala Jardim com 54m2 e capacidade para 40 pessoas, a Sala Dourada com 12m2 e capacidade para 12 pessoas, a Sala das Flores com 90m2 e capacidade para 80 pessoas e a Biblioteca com 25m2 e capacidade 15 pessoas. No edifício Quatro Elementos existem 4 salas: a Sala Aqua com 235m2 e capacidade para 250 pessoas, a Sala Ignis com 53m2 e capacidade para 50 pessoas, a Sala Terra com 25m2 e capacidade para 15 pessoas e a Sala Aer com 53m2 e capacidade para 50 pessoas.

Para além das salas, o hotel tem também à disposição uma tenda localizada no jardim com 360m2 e capacidade para 400 pessoas.

Para quem procura paz e serenidade, o hotel oferece o Bamboo Garden Spa, um espaço onde podem ser feitos um conjunto de tratamentos destinados a promover o relaxamento e o bem-estar do corpo e da alma.

O Bamboo Garden Spa pode ser utilizado não só por hóspedes mas também por sócios e por qualquer pessoa que deseje simplesmente usufruir de um momento relaxante.

As instalações do Spa oferecem: piscina interior aquecida, sauna, banho turco e sala de cardio-fitness.

Para os amantes da modalidade, o hotel possui uma Academia de Golf liderada por profissionais e equipada com: campo de 9 buracos (Pitch&Putt), Driving-Range com 35 tapetes de saída, Putting Green e Chipping Green, uma sala de jogo interior e Club House.

Todo o hotel é rodeado de jardins botânicos. Num total de 12 hectares estes jardins são um verdadeiro Museu Vegetal onde estão expostos exemplares de árvores provenientes dos cinco continentes. Rodeadas por estes jardins encontram-se as lendárias fontes das Lágrimas e dos Amores que outrora serviram de palco ao histórico e trágico romance de Pedro e Inês.

Os hóspedes do hotel podem ainda usufruir da piscina exterior ou ainda dedicar-se a alguns momentos de reflexão espiritual na belíssima capela localizada no palácio.
Quinta das Lágrimas
Quinta das Lágrimas créditos de imagem