Top Ten Casas de Turismo de Habitação em Portugal


Top Ten Casas de Turismo de Habitação em Portugal


Uma Casa de Turismo de Habitação é muito mais do que um espaço onde passa uma noite de repouso. São cenários cheios de vida, história e animação que tornam a sua estadia inesquecível.
Conheça alguns exemplos desta realidade nas próximas páginas.

Desfrute…

Às portas da Serra da Estrela encontramos a Casa Grande dos Juncais

Estamos perante um soberbo Solar do Século XV classificado como imóvel de interesse público. Ressalta o seu estilo romântico e um ambiente familiar que nos levará a uma viagem ao passado, usufruindo de uma tranquilidade e um acolhimento sublimes. Com capela, dois pátios interiores e um jardim com fonte de água, este espaço poderá proporcionar-lhe momentos de puro requinte. No exterior para além de um extenso tapete verde natural, encontrará uma piscina com vista para a montanha, deixe-se surpreender.
Como chegar: A23 e A 25
Quartos: 10 Suites: 2 Camas: 15


As coordenadas levam-nos para Sul, passado e presente cruzam-se num lugar onde apetece ficar… Casa da Alcáçova, tradição e experiência na arte de saber receber.

A belíssima mistura entre o passado recheado de história e a requintada modernidade auferida pelas recentes recuperações da Casa da Alcáçova não nos deixam indiferentes. Suavemente erguida no coração da pacata freguesia de Marvila, na cidade de Santarém, esta Casa senhorial do séc. XVII situa-se num dos mais belos miradouros de Portugal.
Os quartos decorados com profundo bom gosto, são modelos de conforto e prumo. No exterior descobrimos canteiros de flores e amplas zonas relvadas. A piscina encontra-se mesmo ao lado das muralhas medievais da histórica cidade de Santarém. O ginásio e o jacuzzi proporcionar-lhe-ão momentos de tranquilidade e bem-estar. Desfruta-se de um ambiente aprazível e convidativo à serenidade.
Como chegar: A 85 km de Lisboa. N114; A1; E01
Quartos: 8 Camas: 16

De um feliz encontro entre o Homem e a natureza nasce a Quinta da Ponte do Louro, um refúgio que convida a momentos plenos…

Esta casa do Minho, uma típica casa de Sequeiro, nascida no século XVIII tem como cartões de vista a tranquilidade e o requinte. Inserida num conjunto histórico, esta unidade permite viver a experiência da vida agrícola do Minho e suas actividades a todos os que a visitam, fazendo parte integrante de uma quinta murada em plena actividade. O local está rodeada de árvores e jardins, e os seus aposentos são decorados de forma confortável e virados para amplos terreiros. Destaca-se pelo estilo rústico e pelos espaços amplos e funcionais. Sendo o stress o saldo da vida moderna, troque-lhe as voltas e dê um salto até ao Minho.
Como chegar: Situa-se à margem da EN 204, no troço VN Famalicão - Barcelos, distando 5 Km de Famalicão.
Quartos: 4 Camas: 6 Suite: 1

Celebre os melhores momentos da vida em plena harmonia com a natureza no Moinho de Estorãos

Junto à Ponte Romana sobre o Rio Estorãos surge o encantador, Moinho de Estorãos, restaurada para o Turismo de Habitação, esta antiga azenha conserva em funcionamento todos os pormenores da velha mó e a roda de moagem.
A moldura em que se enquadra esta casa é de uma beleza impressionante, ressalta a decoração elegante dos espaços e a tão distinta simpatia e disponibilidade sempre demonstrada pelos seus colaboradores. O rio de águas cristalinas convida a banhos durante os dias de maior calor.
Encontra-se longe do tumulto da cidade, facilitando o descanso necessário para quem procura algumas noites passadas a ouvir o correr da água… Fica a promessa de um momento impar.
Como chegar: Seguir até Ponte de Lima pela A3. Seguir as indicações para Viana do Castelo, pela EN 202. Nessa estrada, virar para Estorãos e a 4km situa-se o Moinho de Estorãos, mesmo ao lado da Ponte Românica.
Quartos: 1 Camas: 2

Visite a Quinta de Pêro Martins, um espaço em que cada detalhe faz a diferença…


De ambiente familiar no meio rural, esta antiga casa agrícola, adaptada para Turismo Rural, com vista sobre o planalto granítico do vale encaixado do rio Côa de onde se destaca na fauna, as aves de rapina características das zonas escarpadas e na flora bosques de quercineas perenifólias. Tem um jardim com um campo dos jogos, terreno com árvores de fruta e garagens cobertas para os carros. Nas proximidades poderá visitar o douro vinhateiro, as aldeias históricas e as gravuras rupestres, bem como interessantes sítios arqueológicos, arquitectónicos e paisagísticos. Pode ainda provar a gastronomia, bem como descobrir as tradições locais. A certeza de momentos merecedores de registo e a garantia de querer voltar.

Como chegar: Saída n.º32 da A25, direcção Almeida - seguir para Figueira de Castelo Rodrigo

Quartos: 5 Camas: 5


Casa de Estoi, um refúgio onde se vivem momentos únicos e se esquece a urgência da cidade…

Situada na aldeia de Estoi, a 10 km de Faro, é uma antiga casa de família recuperada para o turismo. Decorada com gosto e esmero, oferece instalações confortáveis e um pátio exterior muito aprazível. Preparada para presentear com a sua beleza, hospitalidade e conforto. Os quartos, cuidadosamente decorados, foram baptizados com os nomes de flores campestres - rosmaninho, alfazema, margarida, jasmim, miosótis e alecrim.
Para ocupar os tempos livres dentro de casa, fazemos uma visita ao piso inferior, onde encontraremos um bar, cheio de recantos apetecíveis e apetrechado com diversos jogos de sociedade e infantis, ao qual se segue a sala de bilhar – a partir da qual podemos regressar à piscina. Aproveite o que a vida tem de melhor, numa brisa morna em pleno Algarve.
Como chegar: Apanhe a A2 até à Via do Infante. Aí, siga em direcção a Espanha e saia na indicação para Faro e S. Brás. Cerca de 800 metros à frente, vire à esquerda e depois, na indicação para Estoi, vire à direita. Passados 300 metros vire à direita, passe sobre a ponte e entre em Estoi - a Casa de Estoi fica do lado direito da Igreja.
Quartos: 6 Camas: 6


Casa das Torres de Oliveira, um espaço de passagem e paragem obrigatórias…

Esta é uma imponente construção em granito, datada do século XVIII e integrada na zona do Baixo Corgo, numa propriedade de 30 hectares com produção de Vinho do Porto. A frescura da paisagem natural, aquecida pelo calor do acolhimento, resplandece neste local que… dá vontade de conhecer.
Como chegar: a 8km do Peso da Régua
Quartos: 4 Camas: 12  Suites: 1

Na Casa de Cela encontramos diferentes espaços, diferentes ambientes, um serviço de excelência…

Solar do Séc. XVIII que pelas suas características arquitectónicas, recheio e mobiliário decorativo da época está referenciado como um dos valores patrimoniais de Aveiro. Para ocupar o seu tempo poderá usufruir da
sala de jogos, sala de estar com TV cabo por satélite e biblioteca. Nada foi deixado ao acaso, podendo ainda desfrutar de piscina, campo de ténis, jardins e capela. Os amantes do campo ficaram deliciados com as caminhadas e actividades ao ar livre.
Um lugar onde a vontade de ficar aumenta com o passar das horas.
Como chegar: Seguir em direcção a Arouca, sair em Nogueiró
Quartos: 8  Camas: 16 Suites: 1

Encontramos na Casa da Azenha todas as premissas para uma estadia impar…

Este típico solar duriense do século XVII, está inserido em plena região demarcada do Douro Património da Humanidade.
A decoração à época recria os ambientes duma casa senhorial do século. XIX, não prescindindo do conforto e modernidade. Todos os quartos estão devidamente equipados e decorados com esmero. A Casa da Azenha dispõe ainda de um jardim florido e aromatizado, com uma piscina circundada pela vista e acesso ao jardim. Este local está rodeado por vinhas em socalco, uma paisagem a perder de vista.
Como chegar: Escassos quilómetros da cidade de Lamego, a poucos minutos da Régua.
Quartos: 6 Camas: 9

Quinta da Dourada, o sentido pleno da palavra privilégio… descubra porquê.

Inserida no Parque Natural da Serra de São Mamede, este espaço oferece 7 hectares de propriedade em pleno contacto com a natureza que poderá conhecer numa bicicleta todo-o-terreno. A poucos quilómetros está a barragem da Apartura, onde é possível a prática de desportos náuticos. No exterior para além da magnífica piscina, podemos encontrar inúmeros recantos que transpiram conforto e tranquilidade. A estrada mais próxima fica mais de 1km, aproveite a calma e relaxe…
Como chegar: Em Portalegre, tomar a direcção para Serra e Salão Frio. Passar o cruzamento que indica São Bento e seguir em frente mais 2 Km, encontrando do lado esquerdo uma indicação para a Quinta. Depois, é só seguir as placas até chegar à Quinta da Dourada. (W 7º 23´46´´N 39º 18´55´´)
Quartos: 6 Camas: 14